5 Formas de aumentar a segurança do apartamento para a viagem de férias

Já fez a revisão do carro ou contratou o seguro viagem? Entre o final do ano passado e o início de 2021, você parou para contar quantas vezes ouviu essas duas perguntas?

Com o roteiro do passeio programado, pensar no seguro do carro pode até estar no rol das preocupações mais comuns. No entanto, outro ponto que você não deve descuidar é a segurança do apartamento para a viagem de férias.

Morar em apartamento é três vezes mais seguro do que em casas de condomínio, por exemplo. Foi o que apontou uma pesquisa feita com especialistas em segurança patrimonial

Três vezes mais seguro, no entanto, não significa totalmente seguro. É por isso que preparamos este artigo, com 5 formas de aumentar a segurança do apartamento para a viagem de férias.

1 Deixe uma pessoa de confiança em alerta

Você não precisa deixar todas as luzes do apartamento acesa para passar o falso recado de que alguém está em casa.

Em horários em que essas mesmas luzes não costumam ficar acesas, a mensagem que você estará deixando é justamente contrária ao que planejou.

É claro que em um apartamento é muito menos provável que estranhos consigam monitorar detalhes como esse para perceber mudanças de comportamento nos hábitos dos moradores.

Nunca é demais, no entanto, avisar a uma pessoa de confiança que não terá ninguém no apartamento em determinado período. 

É muito melhor se essa pessoa for um vizinho, que além de estar mais próximo para observar qualquer movimentação estranha, também poderá evitar que correspondências acumulem em sua porta.

2 Mantenha atualizada a lista de acesso ao seu apartamento

Um condomínio deve respeitar as regras de segurança e acesso. Mas, você também precisa fazer a sua parte para que isso funcione.

Manter atualizada a lista das pessoas que têm acesso ao seu apartamento é muito importante. 

Nesta lista, você deve incluir não apenas os nomes, mas também os dias em que essas pessoas estão autorizadas a entrar e se podem ou não acessar o condomínio na companhia de alguém.

3 Tenha cuidado com as chaves

Deixar chaves escondidas, na portaria ou espalhar cópias entre terceiros. Ao tomar qualquer uma dessas ações você poderá comprometer a segurança do apartamento para a viagem de férias.

Por falar em chaves, por mais óbvio que possa parecer, certifique-se de ter trancado todas as portas e janelas. Se a pessoa de confiança que você deixou responsável por vigiar também for acessar seu apartamento, lembre-a de ter cuidado quanto a isso.

4 Desligue o interfone e a campainha

Em um apartamento fica mais difícil se certificar sobre a presença de moradores. Nesses casos, uma pessoa mal-intencionada poderá tanto tocar o interfone quanto a campainha, caso tenha conseguido acessar o condomínio.

Desligar esses equipamentos é uma excelente estratégia para fazer com que criminosos não consigam ter certeza sobre se há ou não alguém no apartamento.

5 Para a segurança do apartamento, desligue também

Um temporal inesperado, uma torneira que não tenha sido totalmente fechada. Essas ocorrências também podem comprometer a segurança do apartamento durante a sua viagem de férias.

Para evitar que equipamentos eletrônicos sofram descargas elétricas, ou mesmo que gerem gastos à toa, é fundamental que sejam desligados.

É por isso que desligar a chave-geral, o gás e o registro de água também são ações que você deve tomar para evitar surpresas desagradáveis.

Já consegue sentir como colocar essas 5 dicas simples em prática deixará a sua viagem de férias mais tranquila? Aproveite agora para conhecer todas as edificações verticais que a Construtora e Incorporadora Fuzinatto já construiu em Erechim, desde 1986.