Na tentativa de conter a pandemia do novo coronavírus, uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o isolamento social. Por isso, o trabalho em home office deixou de ser uma tendência e se tornou a realidade de muitos profissionais.
Uma pesquisa realizada pela Coworking Spaces apontava, já em 2017, que 55% dos profissionais brasileiros utilizavam o modelo de home office pelo menos uma vez por semana.
No contexto em que nos encontramos, certamente esse número aumentou e muitos profissionais estão vivenciando a experiência pela primeira vez. Trabalhar em home office é sinônimo de conforto, mas a experiência também pode trazer desafios.
Dificuldade de se concentrar no trabalho, interrupções familiares em reuniões e ligações e a demanda da família por atenção são algumas das dificuldades. A boa notícia é que elas podem ser amenizadas com a construção/adaptação de um espaço adequado.
Um ambiente que favoreça a execução das atividades será o principal aliado da sua produtividade. Pensando nisso, reunimos 5 dicas para ajudar você a transformar o seu apartamento no home office ideal, não deixe de conferir!
1 Escolha um local que favoreça a sua produtividade
O seu home office pode ser tanto um escritório quanto um cômodo adaptado. O mais importante é que este seja o local mais silencioso que você encontrar para que seu cérebro entenda que nada deverá interferir na sua produtividade enquanto estiver ali.
Apesar de as distrações serem um dos maiores desafios do trabalho remoto, um artigo recente da Harvard Business Review apontou que, trabalhando em casa com a mesma carga horária, as pessoas cumpriam mais tarefas por dia. A principal explicação para a potencialização do rendimento é justamente o fato de terem um ambiente silencioso como aliado.
Além de tranquilo, é importante que o espaço que você escolheu para trabalhar também seja fixo.
No caso de o ambiente ser pequeno, pense verticalmente! Para isso, otimize o espaço para que os móveis, aparelhos eletrônicos e objetos decorativos possam ser organizados até o teto.
Os móveis também podem ser utilizados para ajudar a delimitar o seu espaço de trabalho. Mesmo que tenha que adaptar parte do quarto ou da sala de estar, o ideal é que o ambiente tenha uma porta que possa ser fechada para que você não seja incomodado enquanto trabalha.
2 A importância da iluminação
Escolher um local com uma boa incidência de luz natural favorecerá a sua produtividade e concentração. Se você passa horas na frente de uma tela de computador, ficar próximo de uma janela é uma ótima escolha.
Caso o ambiente seja escuro, uma luminária será sua aliada tanto trabalhar durante o dia quanto à noite.
Luzes pendentes iluminam de forma mais abrangente. Já as luzes direcionais são ideais para clarear um foco em específico, como o computador por exemplo. Enquanto isso, as luzes difusas conferem um clima mais aconchegante ao ambiente.
Para o seu conforto visual, o melhor é apostar em luminárias que forneçam uma aparência mais natural e tons mais quentes, evitando ao máximo a iluminação com lâmpadas fluorescentes, principalmente se o ambiente for pequeno.
3 Escolha da mesa e da cadeira
Preste muita atenção à sua postura. Ergonomicamente falando, o ideal é sentar-se em um ângulo de 90º, com os joelhos alinhados e os braços apoiados em uma mesa de aproximadamente 75 cm de altura.
A mesa precisa ser suficientemente grande para que você possa acomodar seu computador e ainda tenha um espaço extra para ter em mãos materiais para anotação ou outros objetos que sejam importantes para o exercício da sua profissão.
Para a cadeira a característica mais importante é o conforto: lembre-se de que você passará horas sentado nela.
4 Mantenha a organização
Antes de começar a sua rotina de trabalho, livre-se de tudo o que não precisa e certifique-se que todos os itens que você vai utilizar estão ao seu alcance. Guarde os utensílios que você usa com menos frequência dentro de caixas ou gavetas. Agrupar os objetos por categoria também facilita a organização e localização quando eles forem necessários.
Pessoas que trabalham com muitos documentos ou outros materiais impressos, podem apostar em bandejas e pastas. Isso ajudará a manter a mesa organizada e afastará a bagunça das gavetas e prateleiras.
Evite acumular papéis, deixar objetos espalhados pela bancada ou ainda levar pratos, copos e outros objetos que não façam parte da rotina do trabalho para este ambiente.
Além de afetar a produtividade, a desordem também faz com que ambientes pequenos pareçam ainda menores.
5 Dê seu toque ao ambiente
A produtividade é favorecida por ambientes onde os pensamentos criativos podem circular livremente. Um dos grandes benefícios do home office é justamente a liberdade que você tem para adaptar e decorar o espaço do jeito que preferir.
Plantas, quadros, murais, livros, fotos: tudo o que faz bem para você é bem-vindo neste espaço, pois deixará o ambiente mais leve para que você possa executar mesmo as tarefas complexas com tranquilidade.
Uma dica para personalizar seu home office é aplicar sobre as paredes uma tinta com efeito lousa, onde você possa escrever com giz, criar calendários, listas e fazer anotações.
Apenas fique atento e cuide para que os objetos decorativos do espaço não provoquem tanta distração ou comprometam a organização.
Gostou das nossas dicas? Não deixe de comentar se elas serão úteis para melhorar a sua experiência de trabalho em home office.