Como pintar paredes: confira o passo a passo e as melhores cores

Tinta, pincéis, rolos e ação! Chegou a hora de você descobrir como pintar paredes de um jeito prático, para não ter problema com acúmulo de tinta, chão ou móveis manchados ou errar nas cores.

Pintar as paredes não é apenas uma tarefa prática, mas também uma forma de dar vida e personalidade para o espaço. E se você é chegado em um DIY, ou projeto de final de semana, vai conseguir pintar a parede de casa tranquilamente.

As melhores cores para pintar as paredes

Vale destacar que a melhor cor é sempre aquela que você gosta ou que vai casar melhor com o seu ambiente.

Mas, fato é, que cada cor provoca uma sensação diferente e influencia o ambiente de maneira única e é isso que vamos abordar.

Branco e tons neutros

O branco é uma escolha clássica, especialmente em ambientes pequenos, pois amplia visualmente o espaço e oferece uma sensação de leveza e frescor. Além disso, combina com qualquer estilo de decoração. 

Os tons neutros, como bege, cinza claro e creme, também são versáteis e transmitem tranquilidade. Estes tons são ideais para quem procura um ambiente clean e sofisticado.

Motivos para usar:

  • Amplia visualmente os espaços.
  • Fácil de combinar com diferentes móveis e acessórios.
  • Traz uma sensação de limpeza e modernidade.

Tons de azul

O azul é uma cor que transmite serenidade e frescura, sendo muito usada em quartos e salas de estar. Os tons mais claros de azul, como o azul pastel ou o azul céu, criam uma atmosfera relaxante, enquanto os tons mais escuros, como azul-marinho, trazem elegância e sofisticação.

Motivos para usar:

  • Promove relaxamento e tranquilidade.
  • Ideal para ambientes de descanso, como quartos.
  • Dá um toque moderno e elegante em tons mais escuros.

Tons de verde

O verde, especialmente nos seus tons mais suaves, como o verde-menta ou o verde-água, é sinônimo de harmonia e equilíbrio. Esta cor é bastante usada em ambientes de trabalho ou estudo, pois melhora a concentração e dá uma sensação de frescor e natureza ao espaço.

Motivos para usar:

  • Transmite sensação de bem-estar e proximidade com a natureza.
  • Ajuda a melhorar a concentração e a criatividade.
  • Perfeito para escritórios ou salas de estudo.

Tons de amarelo

Para quem deseja um toque de energia e alegria, o amarelo é uma excelente opção. Esta cor é ideal para cozinhas ou áreas de refeições, pois aumenta a sensação de calor e conforto. Tons mais suaves de amarelo, como o amarelo pastel, também podem ser usados em salas de estar ou quartos, criando um ambiente alegre sem ser excessivo.

Motivos para usar:

  • Cria uma sensação de calor e acolhimento.
  • Estimula a criatividade e a energia.
  • Perfeito para áreas de convívio como a cozinha.

Passo a passo descomplicado de como pintar paredes

Escolher a tinta é só o primeiro passo. Agora é hora de aprender como pintar paredes de forma descomplicada.

Equipamentos para a pintura e isolamento

Basicamente, para esse tipo de superfície, você vai precisar de fita crepe, lixas, rolo de pintura, mexedor, bandeja para a tinta e papel ou lona para o chão.

Com tudo em mãos é hora de isolar o ambiente em que a pintura de parede será realizada. Para isso, afaste os móveis e os objetos de perto das superfícies. Cubra-os com uma lona para não manchar. A lona também é usada para forrar o chão.

Use a fita crepe para proteger portas, janelas, espelhos e tomadas. Também faça isso com as superfícies ao redor da parede, como teto, rodapé e cantinhos. 

Prepare as paredes

Verifique se há rachaduras, buracos ou imperfeições nas paredes. Se houver, preencha com massa corrida e lixe até que a superfície fique lisa. Limpe as paredes para remover poeira e sujeira, pois isso ajudará a garantir uma pintura uniforme.

É hora da magia

Para começar, siga as instruções presentes na embalagem da tinta para diluir corretamente e se certificar das quantidades de demãos recomendadas. Depois, é só preparar a solução, despejar na bandeja e aplicar. 

Uma sugestão é começar a cobrir a superfície pelos cantos superiores, próximos ao teto. Depois, siga para o contorno de portas, janelas, tomadas e rodapés. Por fim, espalhe a tinta por toda a parede, de maneira uniforme. 

Lembre-se de usar o rolo para a cobertura geral e a trincha para os cantinhos ou os pontos mais difíceis de alcançar.

Seja com tons neutros ou coloridos, a pintura dá um novo tom para o ambiente com um custo-benefício incrível.