Muitas pessoas buscam praticidade no momento de investir em um imóvel. Nesses casos, o apartamento compacto ganha destaque por conta da facilidade de manutenção.
Sabia, inclusive, que existem vários truques de design para valorizar espaços reduzidos? Vamos apresentar alguns deles para que você não tenha dúvidas na hora de escolher os elementos decorativos.
Se animou com a ideia? Então, continue a leitura e anote as nossas dicas!
Prefira acabamentos de cores claras
Essa tática é muito usada por arquitetos e designers por ampliar visualmente os cômodos pequenos. Isso acontece porque as cores claras refletem melhor a luz, expondo cada detalhe do ambiente e fazendo com que pareça maior.
Para potencializar o efeito de amplitude, aposte no branco ou em tons pastel nas grandes superfícies do imóvel. A dica vale para a pintura das paredes, os revestimentos dos pisos e os materiais usados nos forros.
Ilumine muito bem o apartamento compacto
Se a luz trabalha junto às cores claras para fazer o local parecer maior, é crucial que você capriche nos recursos de iluminação. Há vários tipos de luminária para instalar: pendentes no teto, spots nas sancas e arandelas nas paredes.
Também aproveite a luz natural ao máximo, mantendo cortinas e persianas sempre abertas durante o dia. Assim, a claridade que vem de fora será suficiente para destacar todos os cômodos.
Use espelhos para ganhar amplitude
Outra solução legal para apartamento compacto é instalar espelhos grandes na sala, nos quartos, nos banheiros e até no escritório doméstico. Como eles refletem a imagem à frente, acabam “multiplicando” os elementos do entorno.
Você pode aproveitar esses objetos espelhados em diversos recintos. Afinal, como são atemporais e fazem parte do cotidiano de todas as famílias, eles combinam com qualquer tema ou proposta decorativa.
Invista em móveis planejados
Mobília não pode faltar em nenhum cômodo, certo? Se você deseja otimizar o espaço, prefira os móveis feitos sob medida para definir cada detalhe das peças e garantir que elas caibam perfeitamente no local.
Com modelos planejados, é possível definir o tamanho, o formato, o material e até os componentes menores, como os puxadores. Não é à toa que esses móveis funcionam tanto na decoração de áreas externas quanto nos ambientes internos.
Integre o máximo de áreas
Essa solução mantém a continuidade visual entre diferentes pontos da residência, dando a impressão de que são maiores. Nos apartamentos modernos, é comum a integração da sala de estar com a cozinha ou com a sala de jantar.
Pense que o efeito não demanda, necessariamente, a falta de itens divisores. Você consegue delimitar espaços com biombos, móveis baixos, vasos de plantas e até tapetes que contrastam com a cor do piso.
Viu como há muitas ideias boas para aplicar e transformar o seu apartamento compacto? Se você gostou do artigo e quer receber outras dicas de projeto, assine a nossa newsletter para receber avisos sobre as próximas publicações.
Também aproveite para seguir os nossos perfis no Facebook e no Instagram. Tem muito conteúdo sobre arquitetura e universo da construção civil por lá!