Final de ano e mudança são dois termos que, na prática, combinam em todos os sentidos.
Não importa se não está com uma data programada (e nem mesmo com o local definido), você certamente vai gostar de saber que ainda temos unidades disponíveis no Edifício Residencial Singular.
Pronto para morar, bem no centro de Erechim e singular em cada detalhe: alguma dúvida de que esse é o endereço perfeito para iniciar 2022 da melhor forma?
Você acabou de encontrar o lugar perfeito para viver, então nós já trouxemos o checklist da mudança!
Por que fazer um checklist da mudança é tão importante?
Já imaginou preparar tudo para a mudança e descobrir apenas momentos antes de descarregar seus pertences, que o condomínio tem normas que não permitem que você execute a ação nesse dia e horário?
Cada condomínio tem suas próprias regras e essa é apenas uma das coisas que podem dar errado em uma mudança sem planejamento.
A contratação de uma boa transportadora e a correta proteção e embalagem dos pertences também podem se reverter em prejuízos e dores de cabeça.
É por esses e outros motivos que planejar é preciso! Quer saber quais são os detalhes que farão toda a diferença nesse momento tão importante? Siga o passo a passo do nosso “checklist mudança” e prepare-se para relaxar com a vista para a Praça da Bandeira!
1 – Fique por dentro das regras
Durante a aquisição de um imóvel uma série de documentos estão envolvidos. Aproveite essa etapa e já faça contato com o síndico, solicitando cópias da convenção e do regimento interno do condomínio.
Nessas linhas estarão contempladas todas as normas que devem ser seguidas pelos moradores, inclusive na hora da mudança.
Depois de conhecer as regras, você pode pensar na data com tranquilidade e seguir para o próximo passo do checklist mudança!
2 – Escolha a transportadora
Depois que definiu a data, analise as opções de transportadoras que existem na cidade. O Google é um bom ponto de partida!
É que além do nome e do contato, é comum que quem já tenha utilizado os serviços das empresas faça uma avaliação.
Ler esses comentários será algo valioso para você decidir quais serão as transportadoras com as quais entrará em contato para solicitar orçamentos.
Indicações de amigos e conhecidos, que já contrataram o serviço, também são valiosas: elas ajudam a trazer ainda mais segurança quanto ao cuidado e responsabilidade da empresa.
Com a decisão em mãos, é só agendar a data e fazer o contrato!
3 – Selecione o que vai para a casa nova
Antes de se preocupar em começar a embalar tudo, verifique se é necessário levar mesmo tudo o que tem.
Roupas e calçados que não usa há anos, panelas, potes, itens decorativos quebrados: você precisa mesmo disso?
Faça uma triagem: separe o que usa ou pretende usar, do que já não tem mais utilidade. Depois, é hora de selecionar o que pode ter utilidade para outras pessoas e do que não tem mais salvação e deve ir para o lixo.
4 – Caixas e embalagens
Caixas de papelão, plástico bolha, jornais, fitas adesivas, canetão. Todos os itens que você acabou de ler serão necessários para garantir a embalagem e o transporte seguro dos seus pertences.
Foque especialmente nas caixas de papelão: você provavelmente precisará de mais unidades do que imagina!
5 – Limpeza, montagens e ligações
Comprará utensílios novos ou fará móveis sob medida que requerem instalação? Tudo que pode ser resolvido antes da data programada para a mudança deve ser feito!
Mais uma vez, certifique-se dos horários em que as montagens podem ser realizadas e cuide desse cronograma também!
Depois que tudo estiver concluído, programe uma limpeza completa do apartamento vazio, isso evitará que você precise passar pano antes de colocar os itens mais pesados, fazendo a mudança durar muito mais tempo do que poderia.
Outra ação importante a ser executada são as ligações: luz, internet, TV à cabo, telefone. Verifique, por exemplo, quanto tempo as operadoras levam para concluir essas ações, evitando que sua família precise tomar um banho de água fria já na chegada à casa nova.
Cerca de uma semana antes da data programada para a mudança você também deve alterar o endereço para o recebimento de todas as suas correspondências.
6 – Encaixote as coisas
A hora de encaixotar as coisas vai ficar muito mais prática e organizada se você iniciar o processo por cômodos.
Comece pelo que utiliza menos e utilize as próprias caixas para escrever o que está dentro.
Você perderá apenas alguns segundos identificando o conteúdo, mas certamente ganhará muito tempo depois já que, para encontrar determinado objeto, não precisará abrir todas as embalagens.
Escrever qual é o cômodo em que os objetos devem ser colocados também é uma identificação que facilita muito!
Não esqueça de registrar ainda se o conteúdo é frágil e de desenhar setas indicando qual é o lado que deverá ficar para baixo.
Aliás, itens frágeis, como as louças e os eletrodomésticos precisam de um cuidado especial antes de irem para as caixas de papelão! Essa é a hora de chamar os jornais e o plástico bolha para a organização.
Além de embalar, jornais também servem para evitar que espaços vazios fiquem dentro das caixas e que os objetos possam se movimentar.
Pense em tudo que possa garantir a praticidade do transporte dos pertences. Soluções que parecem simples, como transportar as roupas em malas, serão valiosas!
7 – Atenção aos desligamentos
Você já cuidou das ligações que precisa fazer no novo lar, mas precisa cuidar também dos desligamentos que deverá fazer antes do grande dia da mudança.
Eletrodomésticos como geladeiras e freezers precisam ser desligados e limpos com antecedência.
Para evitar que alimentos estraguem durante esse período, é fundamental poder contar com a ajuda de amigos ou familiares para o empréstimo de espaço para a correta armazenagem.
Reduzir a lista de compras, dias antes da mudança, também é uma boa ideia, isso fará com que você tenha menos itens para se preocupar.
E por falar em eletrodomésticos (o mesmo também vale para aparelhos eletrônicos), uma boa dica para antes de encaixotar é tirar uma foto dos fios conectados para saber a ordem correta de conectá-los depois.
Também é fundamental solicitar o desligamento de serviços como luz, telefone, água e gás do endereço que em breve se tornará o antigo!
8 – Itens de valor e “kit sobrevivência”
Para evitar transtornos, documentos, itens de valor e dinheiro devem ser transportados por você mesmo!
Um “kit sobrevivência” que inclua itens de higiene, limpeza, remédios, carregadores, uma muda de roupa para cada integrante da família e até alimentos para uma refeição rápida também deve estar o mais próximo possível de você no dia da mudança.
Se tiver filhos pequenos ou animais de estimação, vale pedir a ajuda de uma pessoa para tomar conta no grande dia!
Gostou do “checklist mudança” que preparamos para você? Comente aqui em qual dos empreendimentos Fuzinatto você quer colocá-lo em prática: Singular, Prime ou Emilio ED?