O inverno só inicia no mês que vem, oficialmente no dia 20 de junho. Mas o planejamento para montar o seu jardim de inverno pode começar agora mesmo, até porque este será um espaço que proporcionará os benefícios do contato com a natureza em todas as estações.
Pelo mundo afora, em países onde o inverno costuma ser mais rigoroso e as pessoas permanecem mais tempo em casa, os jardins de inverno já contam com centenas de adeptos. Entre os norte-americanos, por exemplo, incorporar o verde de forma natural à decoração é uma prática bastante comum.
Os jardins de inverno são ambientes projetados para trazer beleza, mas também mais umidade, aromas agradáveis, frescor e para transformar espaços aparentemente sem graça em verdadeiros espetáculos de decoração.
Onde montar o seu jardim de inverno?
Espaços como o living são perfeitos para esse tipo de instalação. Caso essa não seja uma possibilidade para você, uma parte da sala, um quarto que não esteja sendo utilizado ou até mesmo o espaço debaixo de uma escada também funcionarão.
Qualquer área que esteja disponível poderá abrigar o seu jardim de inverno, basta olhar para o seu apartamento com criatividade.
Em geral esse espaço é fechado com vidro, permitindo que as pessoas possam observar o jardim mesmo sem estar nele, mas essa não é uma regra.
Escolha as plantas
Todas as plantas precisam receber um pouco de iluminação natural, por isso, priorize montar seu jardim de inverno em um local que fique próximo a uma janela.
Antes de começar a plantar, avalie os horários em que o local recebe iluminação e se a incidência da luz solar é direta ou indireta.
A escolha das plantas vai depender dos seguintes fatores:
- Espaço disponível,
- As exigências da própria planta (luminosidade, solo),
- Tempo que você dispõe para a manutenção,
- Seus gostos pessoais.
Em geral, as plantas desses espaços são colocadas dentro de vasos e por isso é preciso evitar as de raízes muito volumosas e profundas.
Espada de São Jorge, palmeiras Raphis e Chamaedora, begônia, cactos, suculentas, violeta, samambaias, lírio de paz, antúrio e bromélias, por exemplo, são espécies que se adaptam facilmente ao interior dos apartamentos.
Caso você não disponha de muito tempo para cuidar do seu jardim de inverno, evite escolher plantas que precisem de mais atenção em relação à rega, poda e adubação.
Também é uma opção utilizar este espaço para cultivar uma horta pequena com seus temperos favoritos, como a manjerona, manjericão, salsa ou cebolinha.
Coletando informações
Quando for até a floricultura, aproveite para conversar com os vendedores sobre a melhor forma de cuidar do seu jardim de inverno. Questione sobre o momento ideal para poda, adubação, frequência que deverá regar as plantas de acordo com as estações do ano e até mesmo sobre como identificar o melhor momento para fazer novas mudas.
Lembre-se de que quanto mais resistentes forem as plantas que você escolher, menos esforço de manutenção seu jardim demandará.
Vasos ou canteiro
As plantas do seu jardim de inverno poderão ser cultivadas tanto em vasos quanto em um canteiro, esta é mais uma questão de gosto pessoal.
Se optar por vasos, terá como opções para incorporar à decoração materiais como concreto, cerâmica, vidro e fibra. Outra questão para se informar na hora da compra, é se o vaso precisará ser trocado de tempos em tempos e qual é a frequência ideal para a substituição.
Cascalhos e pedras, das mais diversas cores e tamanhos, darão um toque de beleza ao espaço, além de ajudarem a absorver a umidade das plantas.
Escolha outros objetos decorativos
O espaço para o jardim de inverno nos apartamentos geralmente é pequeno, por isso cuide para não exagerar na mobília. Pequenos caminhos de pedriscos, fontes de água, lareira ecológica, deck de madeira e os próprios vasos já são opções interessantes para personalizar o espaço.
Lembre-se de que, para além das plantas, este será um espaço do apartamento para você descansar e refletir de forma calma.
Viu como é fácil montar um belo jardim de inverno no seu apartamento?