Base sólida, visão de futuro, segurança. Não estamos falando de um empreendimento específico, mas da aplicação do seu capital em imóveis, neste que já deu as provas de que é o melhor momento para isso.
É verdade que com os conselhos de investidores e especialistas no mercado de imóveis não se discute. Escrevemos este artigo, no entanto, para elucidar a base desses argumentos e para que você entenda, de uma vez por todas, por que este é o melhor momento para investir em imóveis.
Taxa selic mais baixa da história
Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Conforme explica o próprio Banco Central (BC), a Selic é a taxa básica de juros da economia.
A Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, seja dos empréstimos, dos financiamentos e também das aplicações financeiras.
Fato é que, desde que passou a vigorar, em 1996, este é o momento da história em que a Selic atingiu níveis mais baixos, fechando agosto em 1,90%.
Selic mais baixa torna investimentos como os no mercado financeiro menos rentáveis. Por outro lado, essa afirmação não vale para o mercado imobiliário. Lembra que Selic baixa é sinônimo de juros menores para empréstimos e financiamentos?
Além do mais, em momentos em que a economia é mais lenta, o preço dos imóveis tende a cair. Isso significa dizer que, se escolher investir em imóveis, seu dinheiro estará valendo muito mais neste momento.
Investir em imóveis é escolher uma aplicação estável
Investimentos no mercado financeiro são classificados como aplicações estáveis, pois ao comprar um apartamento, sala comercial, casa ou terreno você estará tomando posse de um bem que tende a sofrer valorização ao longo do tempo.
É claro que, para usufruir dos benefícios de uma maior valorização, você precisa estar atento a fatores como os que trouxemos no artigo “5 coisas que você precisa saber para investir em um imóvel”.
Vislumbrar um horizonte rentável, no entanto, não se aplica a veículos e joias, por exemplo, que perdem valor com facilidade. A mesma linha de pensamento vale para quem tem dinheiro investido em ações e, ao longo da pandemia, viu elas despencarem.
Por falar em pandemia, alguns exemplos que passaram diante dos nossos olhos foi o de ver a bolsa de valores caindo 39,28% em dois meses e do preço do petróleo ficando negativo, enquanto o valor dos imóveis não sofreu alterações.
Como isso é possível? Justamente pelo fato de imóveis serem uma aplicação estável e, por isso, apostar neles significa optar por um dos tipos de investimento mais seguros.
Aumento da demanda
De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, até 2025 o Brasil terá uma demanda por 14,5 milhões novas moradias. Outro dado, este do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que nosso país já sofre com a falta de 7,7 milhões de residências.
Na prática isso significa que, seja para vender ou alugar, investir em imóveis é aplicar seu dinheiro em um mercado que segue em constante expansão.
Escolher a construtora para adquirir imóveis para investir também faz toda a diferença.
Com mais de 35 anos de história, a Construtora e Incorporadora Fuzinatto tem como marca a credibilidade e a seriedade de não apenas entregar todos os seus empreendimentos, mas de entregá-los no prazo e sempre buscando surpreender os clientes positivamente.
Entre em contato conosco e descubra como nossos lançamentos, que agregam tecnologia, excelente localização, conforto, confiança, credibilidade e qualidade são ótimas opções de investimento para você.