As etapas e sequência de uma obra que você tem que conhecer
Para construir ou reformar é fundamental conhecer quais são as etapas e sequência de uma obra desde a contratação dos projetos de arquitetura até a limpeza final para a tão esperada mudança para a casa nova.
Veja agora as etapas e a sequência de execução dos serviços de uma obra. As etapas podem variar de uma obra para outra, dependendo principalmente da técnica construtiva.
- Projeto de Arquitetura
O projeto de arquitetura é o início de tudo! É a partir dele que se desenvolvem todas as atividades de projeto, planejamento, orçamento e construção!
A contratação de um escritório de arquitetura deve levar em conta o portfólio dos projetos já realizados. A contratação deve ser formalizada em um contrato de prestação de serviços.
Macete 01: Consulte vários profissionais porque o custo dos projetos varia muito e não tem um padrão de preços para os serviços. Pode variar de R$20/m2 a R$500/m2 de área construída.
O arquiteto vai marcar uma reunião para conhecer o seu perfil (ou da sua família) e você dizerem como é a Casa dos Sonhos de você. Após essa reunião ele vai desenvolver um anteprojeto para te apresentar. Esse anteprojeto contém, geralmente, uma planta baixa, uma planta humanizada e umas imagens em 3D da casa e de alguns ambientes internos.
Se você aprovar, serão desenvolvidos o projeto de arquitetura legal e os detalhamentos.
O projeto de arquitetura legal é o projeto que está de acordo com o código de obras do município para aprovação na prefeitura.
Macete 02: Em grandes cidades a aprovação desse projeto pode levar tempo, chegando de 6 a 12 meses.
- Projetos Complementares
Definido o projeto de arquitetura, agora é hora de contratar os projetos de estruturas, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias (água fria, esgoto, água quente), telefonia e internet. Peça ao escritório de arquitetura uma indicação de profissionais que fazem esses projetos.
- Elaboração do Orçamento da obra
Etapa muito importante para saber quanto custará a sua obra. Para elaborar um bom orçamento você precisará saber quais serão todos os materiais aplicados. Essa informação estará no projeto executivo. Se você não tiver um projeto executivo, especifique todos os materiais que usará na obra para fazer o orçamento e faça um levantamento de quantitativos.
Mesmo se você for apenas reformar a sua casa, é muito importante fazer um orçamento do que será gasto. Faça um levantamento dos quantitativos de materiais que serão gastos, o custo da mão-de-obra e de outros serviços.
- Planejamento da Obra
Faça um planejamento para a obra. Esse roteiro de etapas de obra serve como um guia que pode te ajudar a planejar. Defina o início da obra e distribua o custo nas etapas para você saber quanto custará cada uma delas. Há softwares de planejamento que auxiliam a fazer um planejamento assertivo. Os engenheiros de planejamento também ajudam a determinar quanto tempo vai durar a obra.
Macete 03: O planejamento no papel aceita tudo. Aceita qualquer prazo para as etapas de obra, mas a realidade é outra. Leve em consideração a disponibilidade do dinheiro a ser gasto, a mão-de-obra e a entrega dos materiais.
- Serviços Preliminares (o início da obra)
É a preparação para iniciar a obra. Inclui a limpeza e fechamento do terreno, montagem do canteiro e barracão de obras, serviços de terraplenagem (movimentação de terra com corte e/ou aterro). Em seguida é feita a locação de obra com a montagem do gabarito e a definição dos eixos de execução das fundações e, mais pra frente, das paredes e divisórias.
- Fundações ou Infraestrutura
As fundações que sustentam a edificação (casa, prédio, shopping, galpão, etc). Existem vários tipos de fundações. A definição do tipo de fundação leva em consideração o tipo de edificação e o tipo de solo do terreno.
- Estrutura ou Superestrutura
É a sustentação da edificação. São as estruturas que ficam acima da terra como pilares, vigas, lajes. As estruturas mais comuns no Brasil são:
- Concreto armado convencional ou protendido (sistema pilar-viga-laje);
- Alvenaria estrutural (a própria alvenaria é a estrutura da edificação);
- Estruturas metálicas (principalmente em galpões, indústrias).
- Paredes e Vedações
É a etapa de execução de alvenarias, chapisco, emboço ou reboco. As paredes também podem ser em Drywall (gesso acartonado) ou divisórias.
- Telhados e Forros
A construção do telhado é dividida em duas etapas: estrutura (engradamento) e cobertura (telhas). As telhas podem ser:
- Cerâmicas
- Concreto
- Metálicas
- Fibrocimento
- e vários outros modelos.
Macete 04: O que determina a inclinação do telhado é o tipo de telha que será utilizada.
- Instalações Hidrossanitárias
As instalações hidrossanitárias são divididas em:
- Instalação de água fria
- Instalação de esgoto
- Instalação de água quente
- Instalação de água de reuso (se houver)
Devem ser feitas com bastante atenção e cuidado para evitar vazamentos e problemas futuros. Há vários tipos de materiais para tubos e conexões além do PVC.
- Instalações Elétricas
É a passagem de eletrodutos, fios e cabos, seguida da instalação de tomadas e interruptores. Toda a instalação é dividida em circuitos protegidos por disjuntor.
- Instalações Complementares
São as instalações de TV, CFTV, internet, gás, ar condicionado.
- Acabamentos e Revestimentos
É a etapa de assentamento de pisos cerâmicos, porcelanatos, pisos laminados, azulejos, granitos.
- Esquadrias (portas e janelas)
As esquadrias são as portas e janelas. A instalação deve ser bem feita para evitar problemas na abertura das mesmas. Existem vários tipos de esquadrias no mercado. Elas podem ser em:
- Metálicas
- Alumínio
- Madeira
- PVC
- Vidro temperado
Macete 05: Saiba escolher as esquadrias que ficam em harmonia com a arquitetura da sua casa.
- Pinturas e Texturas
Etapa de pintura interna, externa e texturas. A pintura interna em paredes de alvenaria se divide em:
- Preparar as paredes, pisos e tetos
- Aplicar selador
- Aplicar massa corrida
- Pintura com tinta acrílica em duas ou três demãos
- Louças e metais
Etapa de instalação de lavatórios, bancadas, box de banheiro, armários planejados, etc.
- Áreas externas e Paisagismo
Piscina, quadra, área para churrasqueira, gradil, plantio de grama e cultivo do jardim.
- Limpeza final
Limpeza final de obra. Deve ser feita com tempo e cuidado, olhando todos os detalhes para que fique tudo muito limpo e bonito para receber a família. Também é nessa etapa que é testado o funcionamento de todas as instalações.
Todas as etapas acima variam de acordo com o seu projeto. Algumas delas podem não existir ou serem puladas. O importante é conhecer as etapas e saber que construir demanda tempo, dinheiro e energia!
Não pense em fazer tudo sozinho, contratar um pedreiro e começar a construir. A falta de conhecimento em construção só traz transtornos, problemas, atrasos, mal gosto e prejuízo.
Contrate profissionais especializados da área para elaborar os projetos, planejar, orçar e executar a obra. Você terá economia de tempo e dinheiro, qualidade, segurança e bom gosto.
(fonte: Fabrício Rossi para O PEDREIRÃO)
Normas Técnicas de Referência:
NBR 12722:1992 – Discriminação de serviços para construção de edifícios – Procedimentos
NBR 15575-1:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos gerais