A experiência de morar sozinho pode ser bastante libertadora, mas também vem acompanhada de desafios. É preciso organizar as finanças, aprender a lidar com a solitude e planejar bem a rotina.
Realmente, são muitas coisas a considerar nessa mudança (tanto de residência quanto de estilo de vida). Mas não se preocupe! Vamos apresentar algumas dicas para você curtir o seu apartamento ou casa própria com tranquilidade.
Continue a leitura e saiba o que fazer!
Capriche nas pesquisas do imóvel e da região
Se você ainda não encontrou o endereço da futura moradia, pesquise muito bem antes de tomar uma decisão. O ideal é avaliar diferentes empreendimentos para comparar os prós e contras de cada opção.
Considere desde a distância entre o imóvel e o seu local de trabalho até a estrutura que o bairro oferece. Há acesso fácil a bons serviços e estabelecimentos comerciais? Existem parques e outras áreas de lazer?
Essas avaliações são importantes para evitar arrependimentos na escolha e valem para qualquer pessoa, desde as que querem alugar por pouco tempo até as que pretendem comprar um imóvel.
Organize as finanças para não passar aperto
Morar sozinho exige um cuidado extra com gastos supérfluos e compras por impulso. Afinal, você não estará mais contando com a ajuda de outra pessoa para custear as despesas fixas e variáveis da moradia.
Para não perder o controle das finanças, a dica é manter tudo registrado em uma planilha. Anote desde os valores mensais, como aluguel e contas (água, gás, luz e internet), até consumos esporádicos, como a compra de roupas.
Também é importante poupar um pouco do seu dinheiro a cada mês para compor uma reserva de emergência. Assim, você sempre terá uma quantia para gastar em caso de imprevistos, evitando surpresas e a formação de dívidas.
Aprenda sobre manutenção ao morar sozinho
É muito importante dominar habilidades básicas de manutenção doméstica, como trocar uma lâmpada e conter um vazamento simples. Com elas, você poderá se virar até chamar um profissional para resolver a situação na moradia.
É claro que alguns reparos só devem ser realizados por especialistas, principalmente quando envolvem manipulação de instalações elétricas. Na dúvida, sempre questione se determinado serviço traz riscos antes de fazer por conta própria.
Ao aprender sobre manutenção, você também precisará de algumas ferramentas, como martelo, chave de fenda e outros itens. Então, procure montar um kit para manter em casa e evitar perrengues em qualquer situação.
Invista em autocuidado e autoconhecimento
Se você nunca teve muito tempo para curtir a própria companhia, prepare-se porque essa situação vai passar a predominar na sua vida. Aliás, é normal estranhar a nova rotina sem outras pessoas presentes, principalmente no início.
Uma boa forma de lidar com a eventual sensação de vazio é ocupar a mente com atividades que você gosta muito. Esse investimento no bem-estar e no desenvolvimento pessoal será útil para aumentar a autoconfiança e a independência.
Vale lembrar que sempre há a possibilidade de convidar seus amigos e familiares para fazerem aquela visita especial. Sem contar que, se você tem animais de estimação, sabe muito bem que nunca te faltará boa companhia.
Ficou claro que morar sozinho pode ser muito mais fácil com o devido planejamento, certo? A gente espera que este conteúdo ajude de alguma forma e te motive a dar os primeiros passos para viver experiências únicas.
Se você gosta das nossas dicas, assine a nossa newsletter para receber muito mais.
Até a próxima!