Você sabe a importância de escolher um apartamento com isolamento acústico?

Dificuldade de se concentrar no trabalho em home office, incômodos com os barulhos dos vizinhos e da rua. Quanto essas situações lhe pareceram familiares?

Passar mais tempo em casa, por conta da pandemia, fez com que muitas pessoas sentissem na pele a importância de viver em um apartamento com isolamento acústico.

Apesar de não poder ser vista, é somente essa característica que garante que os barulhos da rua fiquem na rua. Ela também garante que os ruídos de apartamentos vizinhos, ou mesmo de outros cômodos, sejam abafados.

A NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exige o isolamento acústico das paredes externas e ambientes internos, entre pisos e paredes. 

O documento também estipula um limite máximo de decibéis dentro do imóvel. Conforme a regra, as paredes que dividem os apartamentos devem ter um isolamento de 45 decibéis. 

Para cumprir a Norma, garantindo conforto e privacidade dentro dos imóveis, materiais acústicos de bom desempenho devem ser utilizados nas obras. 

Acontece que, por não ser visível, essa pode se tornar uma característica difícil de ser identificada.

É por isso que hoje você vai não apenas entender a importância de priorizar um apartamento com isolamento acústico. Mas também vai conhecer algumas características de imóveis que respeitam essa determinação.

Por que priorizar um apartamento com isolamento acústico?

Tranquilidade está no topo da lista. O relatório “Carga de Doenças por Barulho Ambiental: Quantificação de Anos de Vida Saudáveis Perdidos na Europa”, assinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), relaciona uma série de doenças à poluição sonora.

Conforme a pesquisa, a exposição prolongada à poluição sonora provocada pelo transporte, construção e indústria, atividades comuns (ruídos de vizinhos, rádio, bares) e de lazer (tocadores de música, fogos de artifício, shows, casas noturnas) pode desencadear doenças cardiovasculares, distúrbios do sono, zumbido e irritação, por exemplo.

É por contribuir de forma significativa para a qualidade de vida, que o isolamento acústico deve ser presença garantida nas edificações.

Como reconhecer um apartamento com isolamento acústico?

Paredes, janelas e fachadas são elementos importantes na hora de garantir o isolamento acústico. 

Estar sempre atento à qualidade e a resistência dos materiais utilizados é a única forma de reconhecer se o ambiente proporcionará a tranquilidade que você busca.

Os pisos também entram nessa conta, já que tanto o material quanto o revestimento das lajes com uma manta acústica, como as feitas de lã de vidro ou de rocha, são capazes de amortecer vibrações. 

Na prática, quando as mantas estão presentes, você não escutará seus vizinhos arrastando cadeiras ou andando de salto, por exemplo.

Tanto em forros quanto nas paredes, o gesso, combinado com bandas acústicas e lãs isolantes, transforma-se em uma verdadeira barreira contra a propagação dos sons.

A única maneira de saber se haverá o conforto acústico de um prédio é conhecendo os materiais de que ele é feito. Por isso, nada melhor escolher uma Construtora de confiança para realizar o seu investimento.

Além de utilizar os melhores materiais do mercado e mão de obra qualificada, as paredes dos empreendimentos Fuzinatto tem espessura calculada para atenuar ao máximo os ruídos.

Visite nosso site e confira os empreendimentos disponíveis para o seu apartamento com isolamento acústico.