Conheça a NBR 15.575 e entenda como ela influencia na qualidade dos imóveis

Você sabia que existe, desde 2013, uma norma para garantir a qualidade dos imóveis? 

À primeira vista, qualidade soa como um requisito amplo e com um entendimento variável de pessoa para pessoa.

Mas, é justamente para transformar esse conceito em algo palpável (que possa ser cobrado e identificado), que a Norma de Desempenho das Edificações Habitacionais – NBR 15.575 – foi escrita em 2010.

Pela NBR 15.575/2013, projetistas, fornecedores de material, construtoras e incorporadoras são tomados como responsáveis por garantir que as habitações cumpram os requisitos de habitabilidade, segurança e sustentabilidade. 

Os usuários também têm sua parcela de responsabilidade, devendo utilizar a edificação corretamente, não realizar alterações sem autorização e fazer as manutenções preventivas.

O cumprimento dessas exigências não é considerado apenas durante a fase de construção, vale também para o futuro da edificação.

Comprou uma casa ou apartamento depois de 2013 ou está pensando em comprar agora? Que tal aprender a identificar se este imóvel está de acordo com a Norma de Desempenho das Edificações Habitacionais?

Orientações gerais da NBR 15.575

Conforto interno e externo, vida útil adequada da edificação, estabilidade, segurança estrutural e contra incêndios.

Uma obra adequada à NBR 15.575 entrega, junto com as chaves, todas essas características ao comprador.

Inspirada em modelos internacionais de normalização de desempenho, o documento que visa garantir a qualidade dos imóveis está dividido em 6 partes:

  • Parte 1: Requisitos gerais; 
  • Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais; 
  • Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos; 
  • Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas; Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas; 
  • Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários.

As orientações trazidas pela Norma se aplicam a toda e qualquer construção habitacional com projeto aprovado a partir de 2013, independentemente do número de pavimentos.

Qualidade dos imóveis

Em linhas gerais, a NBR 15.575 estabelece um alto padrão de qualidade para as edificações. Desta forma, todos os produtos utilizados durante a construção passam a ser diretamente relacionados à qualidade de uso do imóvel depois.

Com a Norma, os compradores têm em mãos uma centena de subsídios para estabelecer comparações entre as edificações. Aqui, encontram-se pontos importantes para traçar comparativos que vão muito além do preço.

Além dos consumidores finais, a Norma também favorece construtores e incorporadores, que devem estar atentos as melhores formas de oferecer bens cada vez mais duráveis, desde a concepção. 

Como verificar a qualidade da edificação à luz da NBR 15.575?

A NBR 15.575 traz centenas de critérios capazes de garantir a qualidade dos imóveis. Dentre eles, alguns aspectos a serem observados são:

  • Estrutura: neste tópico são contemplados critérios de estabilidade e resistência do imóvel. A Norma aborda, inclusive, os métodos para medir que tipos de impacto a estrutura pode aguentar sem apresentar falhas ou rachaduras.
  • Pisos: também devem suportar a força de impactos pré-determinados e manter níveis seguros contra escorregamento, evitando acidentes domésticos. A Norma detalha os requisitos para todo sistemas de pisos, tanto em ambientes internos, quanto externos.
  • Vedações: as paredes internas e as externas das edificações devem garantir a estanqueidade, conforto térmico e proteção acústica contra sons externos. Este item estabelece níveis internos de variação de temperatura, de acordo com o clima de cada região. Aqui é abordado o conjunto de vedações como um todo, incluindo paredes, portas, janelas e fachadas, que não devem ter nenhum tipo de abertura que permita a passagem indevida de ar, água ou rajadas de vento.
  • Coberturas: 2,5 metros de altura. Este deve ser o tamanho mínimo do pé direito de uma edificação, de acordo com a Norma. Banheiros e corredores podem ter variações. Nesta seção, o documento também estabelece a quantidade de peso que a cobertura deve ser capaz de resistir a incêndios por pelo menos 30 minutos, sem ceder. Em coberturas, são detalhados ainda os elementos que devem estar presentes na parte superior das construções, a fim de impedir a entrada de água no imóvel por conta de desastres naturais. Importante ressaltar que as normatizações relativas às coberturas também contribuem para o conforto acústico das construções.
  • Sistemas hidrossanitários: todos os imóveis devem ter ligação com a rede de esgoto ou possuir alternativas próprias para o tratamento de dejetos. A NBR 15.575 também traz a pressão e o peso que os canos de água devem suportar. Além do esgoto sanitário, os sistemas de água fria quanto quente, a ventilação e o sistema de águas pluviais são contemplados neste eixo da Norma.

Apesar de termos tratado do assunto de forma ampla, certamente você notou que construir qualidade não é simples e passa por inúmeros aspectos para estar de acordo com a NBR 15.575.

Atender a todos os pontos especificados pela Norma é mais um dos diferenciais que você encontra na Construtora e Incorporadora Fuzinatto. 

Nossas alternativas de financiamento diretamente com a Construtora e prazo estendido para o pagamento do imóvel, favorecem ainda mais a sua decisão de priorizar a compra de um apartamento que segue tudo o que é determinado pela NBR 15.575.